CAUSAS DA EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA.

Durante os primeiros séculos de colonização portuguesa na América a ocupação do território restringiu-se a faixa litorânea. Limitada pelo Tratado de Tordesilhas a presença portuguesa na América só vai transpor os limites do litoral por uma composição de fatores:

  • União Ibérica 1580-1640: durante os 60 anos de união política entre Portugal e Espanha o Tratado de Tordesilhas não fazia sentido, e as colônias ibéricas na América tornaram-se um só território contínuo.
  • Baixa do valor do açúcar: a cultura do açúcar era propícia ao clima e solo litorâneo, enquanto era uma atividade rentável não havia necessidade de ocupação do interior. No entanto, com a baixa do valor do açúcar brasileiro, devido a concorrência do açúcar das Antilhas, Portugal necessitava de um novo empreendimento econômico.

    Engenho de cana de açúcar, gravura de Debret

  • Crise econômica portuguesa: a economia portugesa dependia dos produtos colonias. Com a perda do valor do açúcar do Brasil o Estado português passou a ter dificuldades de manter o seu custeio. Portugal tinha um alto gasto com a importação de alimentos, em especial cereais, alto gasto com uma numerosa burocracia e uma nobreza parasitária.
About these ads

Sobre profjosepsantos

Professor de História. Militante da Educação e Juventude. Atualmente membro da coordenação da Macro PT Vale do Paraíba. Ver todos os artigos de profjosepsantos

8 respostas para “CAUSAS DA EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: