PIERRÔS, COLOMBINAS E ARLEQUINS – FANTASIAS E PERSONAGENS DO CARNAVAL.

Arlequim, Colombina e Pierrô

 

Três personagens são conhecidos nos carnavais do mundo todo: Pierrô, Arlequim e Colombina. Fantasiados com roupas desses personagens de teatro, foliões brincam o carnaval mundo afora.

No entanto, esses três personagens surgiram em outro contexto e não no Carnaval. Apareceram como protagonistas da Comédia dell´Arte, gênero teatral com origem na Itália do século XVI, e que se espalhou por toda a Europa pelos séculos XVII e XVIII.

A Comédia dell´Arte mantinha personagens fixos, que participavam de todas as histórias. Os grupos eram itinerantes e percorriam as cidades por toda a Europa. O enredo das encenações tinha um forte teor social, onde Pierrô, Arlequim e Colombina representavam as classes populares, exploradas por grupos sociais dominantes, representados nas cenas por outros personagens como Pantaleão e o Doutor.

Pierrô

Por trás deste contexto de lutas de classes aparecia um triângulo amoroso entre os personagens adotados pelo Carnaval, Arlequim e Colombina que se amavam e Pierrô que mantinha uma paixão secreta por Colombina.

Os foliões carnavalescos adotaram as fantasias dos personagens mais famosos da Comédia dell´Arte, introduzindo o uso de fantasias e máscaras nas brincadeiras de Carnaval.



About these ads

Sobre profjosepsantos

Professor de História. Militante da Educação e Juventude. Atualmente membro da coordenação da Macro PT Vale do Paraíba. Ver todos os artigos de profjosepsantos

3 responses to “PIERRÔS, COLOMBINAS E ARLEQUINS – FANTASIAS E PERSONAGENS DO CARNAVAL.

  • THIFFANY

    EU ACHEI SUPER LEGAL, PORQUE EU NÃO SABIA NADA DISSO, NÃO FAZIA NEM IDÉIA DE QUE EXISTIAM OUTROS PERSONAGENS DO CARNAVAL.
    NÃO SABIA QUE TINHA SIDO OS PORTUGUESES QUE TROUXERAM O CARNAVAL PARA O BRASIL

  • Bruna

    Eu gostei do Pierrô, Arlequim e Colombina, eles são muito divertidos. Eu também gostei da história deles, Colombina filha do patrão Pantaleão era o pivô do triângulo amoroso, de um lado Pierrô e do outro Arlequim. Eles são umas grandes figuras do carnaval.

  • Celi Devellard Gandra

    Parabéns. Descobri-o por acaso e gostei do que aprendi.. Sempre vou dar umas passadas por aqui, espero que não seja um desses sites criados e relegados ao abandono. Seria uma pena. Tenha um bom carnaval, quer seja como pierrot ou como arlequim.
    Celi Devellard Gandra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: