A EVOLUÇÃO DOS HOMINÍDEOS.

Segundo estudos com base na teoria evolucionista o ser humano pertence à cadeia evolutiva dos hominídeos. Para estabelecer essa linha são estudados fósseis, especialmente ossos e dentes, encontrados em regiões da Europa, Ásia e principalmente da África, além de vestígios de fogueiras, acampamentos e sepulturas.

A análise dos fósseis encontrados sugerem que os hominídeos surgiram na África e espalharam-se pelo planeta ao longo de milhões de anos.

  • Ardipitecos: viveram entre 5,5 e 4,5 milhões de anos atrás na região da Etiópia. Eram bípedes e alimentavam-se de vegetais.
  • Australopitecos: viveram entre 4 e 1,5 milhões de anos atrás. Eram bípedes e tinham longos braços. Penduravam-se em árvores, colhiam frutos e usavam pedras para caçar animais.
  • Homo habilis: viveram entre 2 e 1,5 milhões de anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedras e, também, cabanas. Desenvolveram algum tipo de linguagem. Alimentavam-se de vegetais e animais.
  • Homo erectus: viveram entre 1,6 milhão a 200 mil anos atrás. Fabricava ferramentas mais sofisticadas e vestia-se com peles de animais. Vivia em grupos de 20 a 30 membros e caçava grandes animais. Espalharam-se pela África, Ásia, Europa e Oceania.
  • Homo neanderthalensis: viveram entre 230 e 30 mil anos atrás. Fabricava diversas ferramentas e armas, além de cabanas. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos desconhecidos.
  • Homo sapiens: surgiu a aproximadamente 200 mil anos atrás. O último da linha dos hominídeos, é o homem moderno. Espalhou-se por todo o planeta. Produz diversas ferramentas e armas. Desenvolveu a pintura e escultura, foi o primeiro  a controlar o fogo. Desenvolveu várias formas de linguagem.

 

*FÓSSIL: restos de um ser vivo do passado que ficam preservados ou deixam uma marca na crosta terrestre.

 

Sobre profjosepsantos

Professor de História. Militante da Educação e Juventude. Atualmente membro da coordenação da Macro PT Vale do Paraíba. Ver todos os artigos de profjosepsantos

16 respostas para “A EVOLUÇÃO DOS HOMINÍDEOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: